quinta-feira, 24 de maio de 2012

QUATRO COMPONENTES DE UMA CRISE

Quatro componente de uma crise epiléptica podem ser distinguidos. Nem todos os tipos de crise terão os mesmos estágios. A presença ou ausência e a natureza desses estágios são importantes para o diagnóstico do tipo de crise. 
I.  FASE PRODRÔMICA

.

 Esta fase começa poucas horas ou alguns dias antes da crise real e não deve ser confundida com a AURA. Sintomas prodrômicos incluem: cefaléia (dor de cabeça), irritabilidade, insônia, transtorno do humor (depressão) e agitação.




                                      II. AURA

 Uma aura precede uma crise em segundos ou minutos. É o início de uma crise e sinais focais da crise. Os sintomas dependem da localização do foco (descarga neuronal elétrica). A sensação de aura é sempre vaga e não descritível, levando a extremo medo. Sensações epigástricas estranhas, sensação de estar sonhando acordado, cheiro desagradável, etc. pode ocorrer. O paciente lembra-se da aura muito bem. Embora nem sempre é capaz de relatá-la com clareza o doente pode afirmar com certeza sobre sua presença (antes de perder a consciência).

                               III. CRISE (ICTUS)


Na maioria das crisesperda de consciência e o paciente não é capaz de relatar qualquer característica do ataque. Para isso, o médico depende do relato de familiares ou pessoas que presenciaram a crise. O paciente não possui a crise em sua memória.

                                         IV. FASE PÓS-ICTUS

 Esta fase pode estar ausente, pode ser breve ou pode durar várias horas, mesmo dias. Há usualmente um sono profundo, evoluindo com cefaléia, cansaço, irritabilidade, vômito, confusão, dores musculares e ataxia (dificuldade para andar). Paralisia transitória de parte do corpo, conhecida como “Paresia de Todd” pode ocorrer durante poucas horas ou dias. Fala alterada ou afasia pode ocorrer quando o hemisfério cerebral dominante do cérebro tiver sido envolvido.  Comportamento alterado e crises emocionais podem ocorrer e se o paciente for contido pode se tornar violento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário