domingo, 19 de dezembro de 2010

O que é RENAME



RENAME é o nome que dão para a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais. No máximo ela é revisada de 2 em 2 anos.
Nunca me fez importância saber do RENAME ou não, mas desta vez pisou no calo dos pacientes . A prefeitura de São Bernardo do Campo excluiu da lista de medicamentos que são dados em farmácias de rede pública o oxcarbamazepina que em geral vem de 300mg existindo o de 600mg. No lugar seria colocado o carbamazepina, simples, pois nas categorias do carbamazepina existem  o simples, o R e o RT. Pacientes indignado com a mudança terão que tomar o CARBAMAZEPINA SIMPLES na qual dá problemas gástricos, no fígado e não são compatíveis em funcionamento. Para se chegar a este conceito é necessário muita experiência e competência . Mesmo as duas substancias terem parcialmente o mesmo nome, com direito a rima, eles são diferentes no funcionamento.
Vamos começar falando do carbamazepina, que além de enjoos, vômitos, podem engordar a pessoa, podem dar massa de gordura e o engraçado que a pessoa não precisa comer quase nada, é só tomar o carbamazepina. a sonolência é alta, como em qualquer anti-convulsivo, mas ele é mais agudo.
Para ser um anti-convulsivo não é preciso ter sono... é preciso ter pessoas especialistas para dar rumo, trocando medicamentos, e veja bem , pessoas com mais de  45 anos  tendo crises já se pode dizer que foram COBAIAS HUMANA. Os pacientes de hoje, podem ficar mais tranquilos pois há melhores medicamentos, houve evoluções.
Este é apenas um dos casos graves que ocorre com a saúde no Brasil e que não é informado e na falta de informação, não se cobra nada do RENAME que deveria ser Relação Nacional de Medicamentos Essenciais.

Um comentário: